História


Team Penning foi trazido dos Estados Unidos para o Brasil em 1999, por meio do Núcleo Quarto de Milha de Ribeirão Preto, São Paulo. Neste mesmo ano, Sr. Clóvis Joly de Lima Jr., conhecido como “Sr. Zito”, um apaixonado por cavalos e provas cronometradas, inaugurou o Team Penning na região de Espírito Santo do Pinhal.

Em outubro de 1999, participamos de uma prova de Hipismo Rural no Clube do Cavalo de Pinhal, em que vários cavaleiros e amazonas, que hoje praticam o Team Penning, estavam presentes. Após o término da prova, o Sr. Clóvis nos convidou para assistir e participar de uma demonstração do Team Penning. Nós ficamos apaixonados!

Algumas semanas depois, o Sr. Clóvis, juntamente com toda a diretoria do Clube do Cavalo de Pinhal, realizou a primeira prova amistosa de Team Penning. Logo em seguida, as cidades de Mococa, São José do Rio Pardo, Itapira e Holambra também realizaram suas provas amistosas. Todas estas provas foram nos meses de novembro e dezembro de 1999.

Como o sucesso foi enorme, resolvemos fazer uma reunião no dia 22 de fevereiro de 2000, nas dependências do Restaurante Deoclecius, em Espirito Santo do Pinhal – SP, onde foi discutido a viabilidade de tornarmos estas provas amistosas em um campeonato, pois a maioria dos cavaleiros, amazonas e criadores que tinham participado destas provas amistosas já participavam de campeonatos em outras modalidades.

Todos os presentes da reunião acreditavam que essa nova modalidade tinha tudo para se tornar um grande sucesso. Depois de muito discutir, como é de costume da Liga, chegamos à conclusão que deveríamos fundar uma Liga. Nascia, assim, a Liga Regional De Team Penning Do Leste Paulista — a primeira do Brasil!

Decidimos que o primeiro ano serviria de base para depois oficializarmos a organização. Estavam presentes nesta reunião: Clóvis Joly de Lima Jr., Flavio José Ribeiro, Pascoal Brando Neto, Luís Guilherme Bisinelli, Thomaz Eysink, Agripino Calicchio, Marco Maldonado, Silvio Pratola, Antônio José Grassi, Guilherme Figueredo, Mário Sergio Valentim, Pércio Reis, João Carlos Martins, Fábio Cruz e Serginho Gumercindo.


A fundação da Liga

Em fevereiro de 2000, estava fundada a LIGA REGIONAL DE TEAM PENNING DO LESTE PAULISTA. No mês seguinte, realizamos outra reunião para elegermos a primeira diretoria e darmos forma ao primeiro campeonato, com lançamento previsto para abril do mesmo ano. Foi eleita a primeira diretoria para o mandato de um ano:

Presidente

Antonio José Grassi

Vice-Presidente

Clóvis Joly de Lima Jr

Primeiro Tesoureiro

João Carlos Noronha  

Segundo Tesoureiro

Mário Sérgio Valentim

Primeiro Secretário

Agripino Calicchio  

Segundo Secretário

Silvio Pratola

Diretor de Pista

Marco Maldonado

Para organizar e dar andamento às etapas, convidamos Suzana Maldonado e Luciane Junqueira Calicchio para integrarem a equipe, que realizavam estes serviços na ABHIR (Associação Brasileira de Hipismo Rural). Na parte de informática, convidamos o Sr. Olavo Loyola Junqueira, e para julgar as provas, convidamos o juiz da ABQM, Sr. Guilherme Trica. Estava assim formado o primeiro campeonato da Liga. Foram realizadas 7 etapas no primeiro ano:

1º Etapa - 30 de abril, em Itapira

2º Etapa - 28 de maio, em Holambra

3º Etapa - 24 de junho, em Mococa

4º Etapa - 09 de julho, em São João da Boa Vista

5º Etapa - 06 de agosto, em Aguaí

6º Etapa - 17 de setembro, em Espírito Santo do Pinhal

7º e última Etapa (Final) - 14 de outubro, em São José do Rio Pardo. 

A festa de encerramento aconteceu nas dependências do Rancho Barretinho, hoje denominado Rancho Cadãozinho. Terminava, assim, o primeiro Campeonato de Team Penning da Liga Regional Leste Paulista, um verdadeiro sucesso!

Como é de costume da Liga, marcamos a primeira reunião em meados de janeiro de 2001, na chácara do nosso amigo Pércio Reis, em São João da Boa Vista, para discutirmos o segundo campeonato. A reunião teve início às 19h e terminou às 4h da manhã.

O primeiro campeonato teve seu início no mês de março. Durante todo o ano fomos discutindo a possibilidade de oficializarmos e registrarmos a Liga, o que aconteceu em 17 de novembro de 2001. Estavam presentes nesta reunião e assinaram a ata de Fundação Oficial da Liga: Agripino Calicchio, Antônio José Grassi, Armando Costa Filho, Arthur Santana Hisbek, Carlos Ricardo Dias De Souza, Clóvis Joly De Lima Jr., Fábio Cruz, Flávio José Ribeiro, Inês Grilo Cruz, Isabel Whitaker Pratola, João Carlos Martins, João Carlos Noronha, José Eduardo Ferreira, José Eduardo Lobo, Júlio César Dias Lanza, Luís Alfredo Vergueiro, Luís Guilherme Bisinelli, Marco Antônio Maldonado, Maria Cristina Reis, Mário Sérgio Valentim, Pascoal Brando Neto, Pércio Reis, Silvio Pratola, Suzana Maldonado E Thomaz Eysink.

O primeiro Conselho Deliberativo da Liga foi assim formado:

Presidente

Agripino Calicchio

1º Secretário

Clóvis Joly De Lima Jr.

2º Secretário: 

Silvio Pratola, Armando Costa, Luís Alfredo Vergueiro, Antônio José Grassi e Júlio César Dias Lanza

1º Conselho Fiscal

José Eduardo Lobo, Marco Antônio Maldonado e Arthur Santana Hisbek

A elaboração do novo regulamento e do 1º estatuto ficou a cargo do nosso amigo Orlando Ceschim Filho, que na ocasião ainda não participava da Liga como cavaleiro. A partir desse contato, tornou-se mais um apaixonado pelo Team Penning.

Desde então, a Liga se fortalece cada vez mais e ganha credibilidade dos seus associados, tornando-se a mais forte, a mais organizada e a mais competitiva. Uma das grandes responsáveis pelo crescimento e difusão do Team Penning no nosso país, servindo de exemplo para outras entidades.


Agripino Calicchio
Cavaleiro
Fundador da Liga Leste Paulista de Team Penning
Ex-Presidente da Liga Leste Paulista de Team Penning
Fundador da ANTEP

 

Presidentes da Liga — De 2000 até 2018

2000
Antônio José Grassi
2001
Silvio Pratola
2002
Thomaz Eysink
2003
Thomaz Eysink
2004
Silvio Pratola
2005
Marco Maldonado
2006
Agripino Calicchio
2007
Thomaz Eysink
2008
Gerson dos Santos
2009
Gerson dos Santos
2010
Dr. José Júlio Balducci
2011
Dr. José Júlio Balducci
2012
Silvio Pratola    
2013
Agripino Calicchio
2014
Luís Manoel Tranquillini
2015
Pedro Antônio Cossulin
2016
Pedro Antônio Cossulin
2017
Silvio Pratola
2018 Joseph Antony Ishaq Junior